Um dia, andando pela praia às 10 horas, um rico industrial encontra um pescador voltando de sua pesca. No barquinho do pescador, há cinco belos peixes. O industrial fala:
“Belos peixes. O que o senhor vai fazer com eles?”. O pescador responde que vai até o mercado vender quatro deles, visto que um seria para alimentar a sua família. Então o industrial pergunta: “E por que o senhor não pesca mais peixes, pois ainda é cedo e dá tempo de pescar mais?”. O pescador acha engraçado o pensamento do homem e responde que não era necessário, pois quatro peixes eram suficientes para aquele dia. Além disso, logo depois de vender os peixes ele iria almoçar em casa, tirar uma soneca, brincar com seus filhos e, à tarde, iria ao bar tocar violão com os amigos. “Mas o senhor poderia pescar mais peixes e ter uma reserva financeira”, retruca o industrial. O pescador devolve a pergunta: “Para que a reserva?”
O industrial se anima, pronto para dar uma lição de economia:
“Ora, com a reserva, o senhor poderia comprar um motor para o seu barco e pegar ainda mais peixes. Com o lucro, compraria mais um barco e contrataria alguém para pescar ainda mais. Logo o senhor poderia montar uma indústria de beneficiamento de peixes aqui, para exportar para todo o mundo, e ficaria rico”. O pescador escuta atentamente e pergunta: “Mas, pra que eu teria que trabalhar tanto assim?”. Pra que eu deveria ficar rico?
O industrial responde: “Ora, para quando o senhor se aposentar poder sair de manhã para pescar, parar às 10 horas, almoçar em casa, dormir depois do almoço, brincar com seus filhos e ...”.
O senhor já faz isso, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário